Bahia em Alerta: Com surto de gripe, Salvador registra primeira morte por H3N2
A Bahia registrou, até a última terça-feira (14), 93 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Destes, 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda

A Bahia registrou, até a última terça-feira (14), 93 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Destes, 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização. De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, dos casos de H3N2 que necessitaram de internação, 14 são residentes em Salvador e 1 em Lauro de Freitas, com idades entre 9 a 85 anos.
Em relação ao município de residência dos casos de Síndrome Gripal, 74 são de Salvador, 5 de São Sebastião do Passé, 3 de Catu, 2 de Itapebi e 1 de cada um dos seguintes municípios: Alagoinhas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Lauro de Freitas, Macajuba e Vitória da Conquista. Dois casos são oriundos de outro estado.
Segundo o alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, as equipes de saúde devem estar atentas para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021.
SURTO NA CAPITAL DO ESTADO .
Salvador foi atingida por um surto da gripe H3N2, que pertence ao vírus Influenza A. Na noite da última quarta-feira, 15, a capital baiana registrou a primeira morte pela doença. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, a vítima era uma idosa de 80 anos, que não estava vacinada contra a gripe.
Até o começo da tarde de quarta-feira, a Sesab informou que a Bahia havia registrado 93 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Já no começo da manhã desta quinta-feira, 15, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou mais 38 casos da Influenza A na capital baiana em apenas 24 horas.
De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, dos casos de H3N2 que necessitaram de internação, 14 são residentes em Salvador e 1 em Lauro de Freitas, com idades entre 9 a 85 anos.
Para frear a contaminação pela H3N2, que vai muito além dos casos oficialmente confrmados, a Prefeitura de Salvador irá realizar na sexta-feira, 17, uma campanha de vacinação contra a gripe e espera aplicar cerca de 100 mil doses. Por causa disso, a imunização contra a Covid-19 será suspensa no dia.