Cláudia Oliveira assume comissão da Mulher defendendo reação contra alta dos feminicídios

A deputada Cláudia Oliveira assume a presidência da Comissão da Mulher com a meta de reduzir índices de feminicídio na Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia definiu o novo comando de um dos grupos mais estratégicos da Casa. A deputada estadual Cláudia Oliveira foi eleita (PSD), por unanimidade, para presidir a Comissão dos Direitos da Mulher. O colegiado é o braço parlamentar responsável por formular e fiscalizar políticas de proteção e valorização feminina em todo o estado.

Logo após a votação, realizada quarta-feira (30), a nova presidente trouxe para o centro do debate a gravidade da violência de gênero em solo baiano. Ao apresentar os dados do primeiro trimestre de 2026, a parlamentar revelou que a Bahia registrou ao menos 23 casos de feminicídio entre janeiro e março.

O número representa uma marca trágica: em média, uma mulher é assassinada a cada quatro dias no estado devido à condição de gênero. Durante o discurso de posse, Cláudia Oliveira afirmou que os dados não são apenas estatísticas, mas vidas interrompidas e famílias destruídas.

Cláudia Oliveira é eleita presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba

A nova gestão da comissão pretende focar na transição entre o debate legislativo e a execução de medidas protetivas. A presidente destacou que a função é assumida com o compromisso inegociável com a justiça social, reforçando que o objetivo do grupo agora é transformar intenções em ações concretas.

Entre as prioridades anunciadas, está a abertura do colegiado para maior participação da sociedade civil e de movimentos sociais. A ideia é ampliar o diálogo com entidades representativas para fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir que os direitos fundamentais sejam respeitados em todos os municípios baianos.



WhatsApp do Radar News: