logo logo

Editoral

Teixeira de Freitas

Dia Nacional da Assistência Social: conheça os serviços voltados para a garantia de direitos em Teixeira de Freitas 

A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988  Nesta quarta-feira (7), é celebrado o Dia Nacional da Assistência


A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988 

Teixeirenses sendo atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ulisses Guimarães (Foto: Wesley Morau)

Nesta quarta-feira (7), é celebrado o Dia Nacional da Assistência Social. Em 1993, neste mesmo dia, foi promulgada a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas – Lei nº 8.742), que define os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Por isso, a data se tornou um marco a ser celebrado.

Publicidade

No compromisso do Governo Municipal para com a Política de Assistência Social em Teixeira de Freitas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) assume a atribuição de implantar a política municipal de assistência social em consonância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial, afiançador de seguranças sociais, com monitoramento e avaliação de suas ações, processos e resultados, de modo a obter maior eficiência e eficácia nos investimentos públicos e efetividade no atendimento à população. 

Em Teixeira de Freitas, em sua rede de serviços diretos – considerados o primeiro passo para acesso aos serviços prestados pela SMAS, há 4 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 1 Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), 1 Centro POP, 01 Acolhimento Institucional (na modalidade Abrigo Institucional), e 01 Central do CadÚnico. 

Dentre as unidades públicas estatais de Proteção Social Básica e Especial do município, destaca-se o CRAS: Muitas das vezes a principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O trabalho realizado nesse equipamento busca atender as demandas das famílias do território de abrangência, com acompanhamento para suporte e apoio à superação de situações de vulnerabilidade social e prevenção de riscos sociais, com o objetivo de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Atividades realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ulisses Guimarães (Foto: Wesley Morau)

O CREAS, por sua vez, é responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, exercendo papel crucial na inclusão e proteção social a indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressas em violência física, psicológica, negligência, abandono, discriminações.

Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

Já o Centro POP é responsável pelo atendimento especializado à população adulta em situação de rua, com intuito de atender pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Assegura atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

O Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na modalidade Abrigo Institucional – Lar Sagrada Família realiza o acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. 

Abrigo Institucional Lar Sagrada Família, em Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

. . .

Veja também:

Morre em Salvador Dr. Wagner Mendonça, ex prefeito de Teixeira de Freitas

Morreu por volta da meia noite desta quarta-feira (15), em Salvador, o ex prefeito de Teixeira de Freitas, o médico Wagner Ramos de...

Inauguração da Rádio Livre FM 105,9 de Teixeira de Freitas promete encantar os ouvintes

Teixeira de Freitas se prepara para receber um marco na sua cena radiofônica com a inauguração da Rádio Livre FM 105,9 amanhã,...

Conheça o serviço de Pilates no CTO, referência em Traumato-Ortopedia de Teixeira de Freitas

De abordagem holística e focada no fortalecimento do corpo, na melhoria da flexibilidade e na promoção da consciência corporal, o...

Prefeitura no Seu Bairro: confira os serviços que serão ofertados neste sábado (16)

Neste sábado (16), ocorrerá mais uma edição do Prefeitura no Seu Bairro de 2023 na Igreja Batista Peniel (localizada na rua João 30,...

Prefeitura convida cidadãos para a entrega da pavimentação do bairro Jardim Caraípe nesta sexta (15)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida os cidadãos para a entrega da pavimentação do bairro Jardim Caraípe nesta...