Estado autoriza retomada de cruzeiros na Bahia
A partir de avaliação técnica da Secretaria da Saúde (Sesab), o Governo do Estado autorizou a retomada de cruzeiros marítimos na Bahia, tendo em vista o cenário atual da pandemia.
A partir de avaliação técnica da Secretaria da Saúde (Sesab), o Governo do Estado autorizou a retomada de cruzeiros marítimos na Bahia, tendo em vista o cenário atual da pandemia. Segundo o estudo, a partir de 4 de fevereiro, houve redução consistente do número de casos ativos de Covid-19 no estado, com registro de diminuição de quase 37 mil, naquela data, para 4.774 casos, registrados nesta sexta-feira (4), o que indica uma melhoria no cenário epidemiológico. Ao mesmo tempo, a cobertura vacinal aumentou, alcançando mais de 10,3 milhões de baianos vacinados com a segunda dose do imunizante contra o coronavírus.
A titular da Sesab, Adélia Pinheiro, ressalta que “o brasileiro já aprendeu que medidas não farmacológicas, a exemplo do uso de máscara e higiene frequente das mãos, associadas a um esquema vacinal de pelo menos duas doses, são eficazes no controle da pandemia e na redução do número de casos graves da doença”.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) endossa a decisão da Sesab, considerando a importância dos cruzeiros para a economia. “O desembarque de navios de cruzeiro nos portos baianos produz grande impacto econômico, com geração de novos postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos. São milhares de passageiros circulando pelas ruas das cidades, fazendo compras e passeios e consumindo em bares e restaurantes”, destaca o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Os navios já poderão atracar nos portos de Salvador e Ilhéus, a partir de segunda-feira (7), desde que sejam cumpridos os protocolos de segurança sanitária. A inclusão da Bahia nos roteiros das embarcações depende agora de decisão da Associação Brasileira dos Navios de Cruzeiros (Clia). “Temos sempre interesse em manter a Bahia nos roteiros e caberá aos nossos associados avaliar a possibilidade de inclusão do estado nesta temporada”, disse o presidente da Clia, Marco Ferraz.