logo logo

Editoral

Teixeira de Freitas

Municípios baianos de Teixeira de Freitas e Gandu podem solicitar saque do FGTS por calamidade

As fortes chuvas que provocaram alagamentos e inundações na Bahia destruíram casas, comércios e danificaram veículos. O Governo Federal anunciou uma série de medidas para socorrer as


As fortes chuvas que provocaram alagamentos e inundações na Bahia destruíram casas, comércios e danificaram veículos. O Governo Federal anunciou uma série de medidas para socorrer as famílias. Uma delas é o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Os trabalhadores que moram nos municípios baianos de Teixeira de Freitas e Gandu já podem solicitar o saque. Outros municípios do estado também foram atendidos, como Canavieiras, Eunápolis, Ilhéus, Medeiros Neto, Mundo Novo e Prado.

Além da Bahia, também foi autorizado o saque do FGTS por motivo de calamidade para os muinicípios Águas Formosas e Machacalis, em Minas Gerais.

Publicidade

A solicitação pode ser feita à Caixa por meio do Aplicativo FGTS. É necessário ter saldo positivo na conta do Fundo e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Para os residentes das áreas afetadas em Teixeira de Freitas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, o saque pode ser solicitado até o dia 10 de março. Os residentes em Gandu poderão fazer a solicitação até 28 de março.

Essa modalidade de saque é liberada em razão de desastres naturais como enchentes ou inundações graduais, enxurradas ou inundações bruscas e alagamentos em locais em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.

Como fazer a solicitação de saque

O pedido de saque é realizado pelo aplicativo do FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. O primeiro passo é fazer o download do aplicativo, ir na opção “Meus Saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública”. Em seguida, escolher a cidade e encaminhar as fotos dos documentos solicitados.

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis, de acordo com a Caixa.

Comprovação da residência

Os documentos aceitos para fazer a solicitação são a carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte.

É preciso apresentar o comprovante de residência e nome o do trabalhador. São aceitas contas de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. No caso de o comprovante estar em nome do cônjuge ou companheiro, basta apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

O que é o Saque Calamidade

É uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor só é liberado caso a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Estado, Município ou do Distrito Federal e reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

. . .

Veja também:

Morre em Salvador Dr. Wagner Mendonça, ex prefeito de Teixeira de Freitas

Morreu por volta da meia noite desta quarta-feira (15), em Salvador, o ex prefeito de Teixeira de Freitas, o médico Wagner Ramos de...

Inauguração da Rádio Livre FM 105,9 de Teixeira de Freitas promete encantar os ouvintes

Teixeira de Freitas se prepara para receber um marco na sua cena radiofônica com a inauguração da Rádio Livre FM 105,9 amanhã,...

Conheça o serviço de Pilates no CTO, referência em Traumato-Ortopedia de Teixeira de Freitas

De abordagem holística e focada no fortalecimento do corpo, na melhoria da flexibilidade e na promoção da consciência corporal, o...

Prefeitura no Seu Bairro: confira os serviços que serão ofertados neste sábado (16)

Neste sábado (16), ocorrerá mais uma edição do Prefeitura no Seu Bairro de 2023 na Igreja Batista Peniel (localizada na rua João 30,...

Prefeitura convida cidadãos para a entrega da pavimentação do bairro Jardim Caraípe nesta sexta (15)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida os cidadãos para a entrega da pavimentação do bairro Jardim Caraípe nesta...