logo logo

Editoral

Nova Viçosa

Nova Viçosa sedia Seminário de Turismo da Costa das Baleias

Durante todo o dia desta terça-feira, 6 de junho, o município de Nova Viçosa sediou o Seminário de Turismo Costa das Baleias, um encontro entre secretários de turismo e conselhos


Durante todo o dia desta terça-feira, 6 de junho, o município de Nova Viçosa sediou o Seminário de Turismo Costa das Baleias, um encontro entre secretários de turismo e conselhos municipais de turismo (Comtur’s) do território de identidade.

A programação começou às 9 horas da manhã, na Praça do Bosque Frans Krajcberg. A abertura reuniu diversas autoridades. Logo após, no Casarão, ocorreu uma palestra com o representante da Secretaria de Turismo da Bahia, Divaldo Borges, e um workshop do Sebrae sobre governança turística, com o consultor Gilney Lopes.

Publicidade

A tarde foi de destaque para entrega de certificados do Mapa Turismo 2023, palestras com Ministério do Turismo, Senac e com o chefe Vitor Pessoa, entre outras.

Luciana Machado, prefeita de Nova Viçosa

Luciana Machado, prefeita de Nova Viçosa, disse ser motivo de grande satisfação estar sediando o evento. “Meu coração é só alegria em saber do potencial de toda a nossa região e discutirmos fatores importantes. Como gestora de Nova Viçosa, me sinto feliz em receber secretários municipais e representantes do Estado e do Governo Federal”.

Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae

Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae, explicou sobre o intuito do evento. “Temos capacitações, troca de experiências e conexões entre os municípios. Fica para a história, mais um marco para o turismo na Costa das Baleias”, disse.

Carla Beatriz, secretária de Turismo de Nova Viçosa

Carla Beatriz, secretária de Turismo de Nova Viçosa, considerou evento grande e importante, de grande aprendizado. “É uma forma de aprendermos mais sobre turismo e mostrarmos um pouco do que a gente tem feito e os outros municípios. Essa comunicação entre os municípios também é muito importante”.

Cristiano Martins, empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Viçosa

Cristiano Martins, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Nova Viçosa, trouxe ao conhecimento de todos a construção da sede da entidade, em local privilegiado, com cozinha de uso comunitário. “A sede tem previsão de ficar pronta em novembro. Seguimos profissionalizando o comércio da cidade e dando estrutura ao comerciante”.

Divaldo Borges, representando a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, atual diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da pasta

Divaldo Borges, representando o Governo do Estado, falou sobre o roteiro de eventos, após Prado, percorrendo a Costa das Baleias. “A gente quer apresentar isso ao turista e que venha conhecer os atrativos da Costa das Baleias. Vale a pena conhecer um pouco do que a Bahia tem em diversidade cultural”.

Vilmar Júnior, presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias

Vilmar Júnior, presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, agradeceu os envolvidos e parceiros. “Estamos sendo agraciados com esse dia, muito proveitoso e de construções”.

Nanci Costa, gerente do Senac de Porto Seguro

Nanci Costa, gerente do Senac, celebrou mais uma oportunidade de ver o turismo da região com ferramentas de desenvolvimento. “O Senac está muito feliz em fazer parte dessa história e acredito nas inúmeras possibilidades de contribuir com educação profissional”.

Robson Ribeiro, Analista de Relacionamento de Mercado do Senac de Porto Seguro

Robson Ribeiro, analista de Relacionamento de Mercado do Senac, expôs dados diversos com perspectivas para a área turística. “Vai ser muito importante trazer esses indicadores de crescimento, de oportunidade de negócios, que esse grupo vem fomentando: mais empregabilidade, aquecimento da economia etc.”.

Ana Carla Fernandes Moura, representando o Ministério de Turismo, atual coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo

Ana Carla Moura, representando o Ministério do Turismo, agradeceu mais uma vez o convite. “Esse momento tem o intuito de fortalecer e somar com o desenvolvimento de toda a região. Parabenizamos a todos de Nova Viçosa por toda a recepção pelo espaço”.

Também participaram do evento: Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultura de Prado; equipe de trabalho do Sebrae; Joaquim Souza (Quinzinho), presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Viçosa; Reginaldo Souza, vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Viçosa; Vilmar Júnior, presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias; Eliana Alves, presidente da APRHOPE e diretoria.

. . .

Veja também:

Polícia abre inquérito para investigar demolição do imóvel de acervo doado por Frans Krajcberg 

A Delegacia Territorial de Nova Viçosa instaurou inquérito para apurar a demolição do imóvel que pertenceu ao artista plástico...

Ex-prefeito de Nova Viçosa é encontrado morto em casa

Márvio Lavor Mendes, ex-prefeito de Nova Viçosa, município do extremo sul da Bahia, foi encontrado morto na manhã deste domingo, 26, na...

Abertura de exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza” reúne especialistas e amantes da arte no MuBE

No ultimo sábado (7), teve início a exposição em homenagem ao centenário de Frans Krajcberg no Museu Brasileiro da Escultura e da...

Polícia prende três suspeitos de tráfico de drogas e apreende 2 mil pinos para venda de cocaína

Três homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas, no sábado (12), no Distrito de Posto da Mata, na cidade de Nova Viçosa, quando...

Turista mineira morre eletrocutada em praia de Nova Viçosa

Camila Pinheiro da Costa, de 27 anos, mineira de Governador Valadares, morreu eletrocutada na Praia do Pau Fincado, em Nova Viçosa,...