logo logo

Editoral

Porto Seguro

Porto Seguro: como chegar, o que fazer, quando ir e onde comer

Porto Seguro é o ponto de partida da história do país e todo mundo deveria visitar a cidade ao menos uma vez na vida. No sul da Bahia, o município se tornou um dos destinos mais


Porto Seguro é o ponto de partida da história do país e todo mundo deveria visitar a cidade ao menos uma vez na vida. No sul da Bahia, o município se tornou um dos destinos mais visitados do Brasil, atraindo turistas nacionais e estrangeiros com o mesmo entusiasmo de sempre.

A cidade onde o país foi descoberto encanta por suas praias, festas, gastronomia, animação e pelos passeios que oferecem uma enorme gama de possibilidades.

Publicidade

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Porto Seguro do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:

História

A história de Porto Seguro começou há mais de 520 anos, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou na região, e declarou o descobrimento do Brasil.

A esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no sul da Bahia, em 1500, e tomou posse da terra encontrada em nome de Portugal. A partir de então, foram enviadas algumas expedições exploradoras para combater a presença de piratas de outras nações europeias em busca de pau-brasil. Duas expedições são muito importantes para a história: em 1502, a expedição exploradora de Gonçalo Coelho estabeleceu o marco inicial da cidade de Caravelas; e, em 1526, Cristóvão Jacques comandou a esquadra guarda-costas que fundou uma feitoria onde se situa, atualmente, o município. 

Anos depois, em 1532, Martim Afonso de Souza percorreu parte da costa e do sertão da região e, por meio de seu irmão Pero Lopes de Souza, enviou a Portugal o resultado de suas observações que contribuíram para implantação do Sistema de Capitanias Hereditárias. No mesmo local, onde Cristóvão Jacques estabeleceu a feitoria, foi criada a Vila de Porto Seguro, na foz do rio Buranhém.

Em 1534, o primeiro donatário da capitania, Pero de Campos Tourinho, mandou fundar a Vila de Nossa Senhora da Pena (atual Porto Seguro) e a Aldeia de Santo Amaro (próxima ao Arraial da Ajuda), e transferiu a primitiva Aldeia de Santa Cruz, para sua localização atual. Dentro da velha tradição luso-portuguesa de cidade de dois andares, Porto Seguro ocupa – com Olinda e Recife – uma posição especial com dois núcleos razoavelmente afastados, desempenhando funções complementares. 

A economia de Porto Seguro fundamentava-se, sobretudo, na extração de pau-brasil e, partir de 1535, cerca de 600 colonos e alguns padres jesuítas que chegaram com Campos Tourinho começaram a se instalar na região. A capitania que dependia, até então, da extração e comércio do pau-brasil, começou a diversificar sua economia com a organização das entradas e bandeiras em busca de pedras preciosas e instalação de engenhos de açúcar. 

As informações são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Como chegar em Porto Seguro

  • De avião

O Aeroporto de Porto Seguro (BPS) recebe voos de diversos destinos do Brasil, entre eles Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Distante apenas 3 km do centro da cidade, o Aeroporto de Porto Seguro (BPS) facilita o acesso dos viajantes a todas as atrações e praias da região.

No aeroporto, o turista pode alugar um carro ou pegar Uber, táxi e transporte público rumo ao centro de regiões próximos, como Arraial d’Ajuda e Trancoso.

  • De carro

Tanto para quem chega do litoral sul quanto os que viajam a partir do litoral norte, o caminho é pegar a BR-101 até Eunápolis, depois a BR-376 até Porto Seguro. A partir de Salvador, serão 700 km até Porto Seguro. Já para quem está em Ilhéus, serão 300 km de estrada. A capital mais próxima de Porto Seguro é Vitória, no Espírito Santo, distante 590 km ao sul.

  • De ônibus

O Terminal Rodoviário de Porto Seguro está distante 3 km do centro da cidade e recebe ônibus de diversos destinos do Brasil. As rotas mais comuns entre viajantes são a partir de Salvador, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro. Saindo da capital baiana, serão 700 km até Porto Seguro, em uma viagem que demora 12h.

Quando ir

Como acontece no Sul da Bahia, as chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Com isso, não existe uma estação chuvosa bem caracterizada. Nos meses historicamente mais chuvosos – abril e novembro – a média de precipitação não passa de 160 mm. Por outro lado, só dois meses têm menos de 100 mm de chuva: agosto e setembro.

Em maio e junho, quando chove no resto do Nordeste, Porto Seguro segue sendo um bom destino. Se quer fugir de muvuca, aposte em agosto, que tem pouca chuva e temperaturas para agradáveis.

O que fazer

  • Cabanas da orla

A cidade tem 20km de praias que vão do centro até Santa Cruz Cabrália. Todo esse trecho é ocupado por barracas de praia, que em Porto são chamadas de cabanas.

Além das cabanas comuns, três mega-barracas funcionam como complexos de entretenimento, que inclui show de música e de humor. São elas: Tôa Tôa (praia de Mundaí), Axé Moi e Barramares (praia de Taperapuã)

  • Praia da Coroa Vermelha

A praia fica localizada em Santa Cruz Cabrália e possui piscinas naturais na maré baixa. Por oferecer o melhor banho de toda a orla, é também a praia mais densamente ocupadaCoroa Vermelha tem duas atrações fora da praia: uma cruz que marca o local onde teria sido rezada a primeira missa em território brasileiro pelos descobridores, e uma feirinha de artesanato com vários stands de pataxós.

  • Praia do Mutá

A Praia do Mutá é uma continuação da Coroa Vermelha, com menos frequentadores. Além disso, possui maior conforto, uma vez que as melhores cabanas da orla estão nesta praia. Entre os melhores pontos para pegar praia estão o restaurante Recanto do Sossego e as cabanas Macuco e Hibisco.

  • Praia de Taperapuã

A mais movimentada de Porto Seguro, se tornou um bairro com residências e comércio próprios. É nessa praia que está localizada a Axé Moi. Além dela, há várias canas na região, como Colher de Pau e a Barraca do Gaúcho, uma churrascaria-rodízio com serviço de praia. Está a 6,5 km do Centro.

  • Praia do Mundaí

É a mais próxima do centro entre as praias mais frequentadas. O destaque do trecho é a megabarraca Tôa Tôa.

  • Recife de Fora

O Parque Marinho do Recife de Fora e fica a uma hora de barco da costa. É um passeio imperdível para quem gosta de piscinas naturais, já que trata-se de uma aquário natural de 17 mil m². Apenas 3% da superfície é aberta à visitação.

  • Cidade histórica

Na praça principal estão a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, a Casa de Câmara e Cadeia, e o Marco do Descobrimento.

Na região, há ainda outras duas praças. Na mais próxima da entrada da cidade histórica está Capela de São Benedito, junto às ruínas do colégio jesuíta.

E a terceira praça tem a Igreja da Misericórdia, sempre fechada, e um farol que não é dos tempos coloniais.

  • Memorial do Descobrimento

O Memorial da Epopeia do Descobrimento é um museu privado que tenta render homenagem aos descobridores e aos descobertos em igual proporção. Todas as visitas são guiadas.

A visitação passa por árvores nativas da região, incluindo o pau-brasil e um pavilhão que busca explicar o contexto histórico das navegações.

  • Passarela do Descobrimento

Paralelas à beira mar, a avenida Portugal e a continuação, rua Assis Chateaubriand, formam o calçadão onde acontece a maior movimentação da noite da cidade. O nome original é “Passarela do Álcool”, mas nos últimos anos passou a ser chamada de “Passarela do Decobrimento”.

Onde comer

Recanto do Sossego

BR-367, 133, Santa Cruz Cabrália

Gino Praia

BR 367 nº 9.999, em frente ao hotel La Torre, Praia do Mutá

Cabana Macuco

BR 367 km 76, Praia do Mutá

Colher de Pau

Mundaí | BR 367 nº 5.740

Taperapuã | BR 367 nº 9.500

Coroa Vermelha | BR 367 nº 15.500

Banzé

R. Augusto Borges, 57

Casarão Adega Restô

R. Assis Chateaubriand, 68

. . .

Veja também:

Funcionários do aeroporto de Porto Seguro anunciam greve a partir desta quarta-feira (31)

Trabalhadores da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), que atuam no aeroporto de Porto Seguro, região litoral...

Porto Seguro e Belmonte, obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (2),...

Carolina Ferraz curte dia de sol no litoral sul da Bahia

Carolina Ferraz está na Bahia. A atriz, apresentadora e ex-modelo desembarcou no Estado e tem compartilhado nas redes...

Prefeito de Porto Seguro vai a Brasília em busca de recursos para o município

Em viagem a Brasília, nesta quarta-feira, 22 de março, o prefeito Jânio Natal cumpriu agenda de encontros com parlamentares que...

Festival Música em Trancoso foi memorável

O Festival Música em Trancoso teve uma edição memorável neste ano, entre os dias 14 e 18 de março, no Teatro L’occitane. Com uma...