Usanto este site, você concorda com a Política de Privacidade and Termos de Uso.


Na manhã desta quinta-feira (27), o município de Prado viveu dois momentos marcantes para o fortalecimento das políticas públicas: a realização da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social e a entrega de equipamentos do Governo do Estado, voltados à segurança alimentar e ao desenvolvimento das comunidades locais.
A conferência, realizada no Colégio Estadual Homero Pires, reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e lideranças locais. O evento integrou o calendário estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste ano celebra 20 anos de atuação no Brasil.


O prefeito de Prado, Gilvan Santos, comemorou a entrega das cozinhas e de mais duas farinheiras móveis destinadas às aldeias indígenas do município.
“É uma conquista importante para a cidade e, principalmente, para quem mais precisa. Esses equipamentos valorizam as comunidades e fortalecem nossa luta contra a fome. Agradeço ao Governo do Estado, à secretária Fabya Reis e à nossa equipe local. Prado está sendo contemplado graças a essa forte parceria.”


Durante a conferência, a secretária de Assistência Social do município, Jamaica dos Reis, destacou o espaço de escuta e construção coletiva proporcionado pelo encontro:
“Essa conferência mostra a força das políticas públicas, implementadas com a participação da população pradense. É um espaço para ouvir, transformar ideias em ações e nortear um futuro melhor para a nossa assistência social.”


A programação contou com a presença da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, natural da região, que enalteceu o papel do município como base da política pública:
“Hoje é um dia muito especial. É aqui, no município, onde acontece a vida real das pessoas, que precisamos colher propostas, trocar experiências e fortalecer o SUAS. Prado tem realizado um trabalho importante, com repasses regulares do Governo do Estado e uma equipe comprometida.”


A superintendente estadual de Assistência Social, Leísa Mendes, também participou do evento e refletiu sobre o papel da Bahia no cenário nacional:
“A Bahia vem iluminando o Brasil com ações estratégicas para proteger as famílias que mais precisam. Estar em Prado, compartilhando esse momento com a comunidade e municípios vizinhos, é uma honra.”


Além do debate e proposições, a cidade também foi contemplada com importantes investimentos sociais. Por meio do programa Bahia Sem Fome, foram entregues dois conjuntos completos de equipamentos para cozinhas comunitárias e solidárias.
Os kits incluem refrigeradores, freezers, fogões, fornos, liquidificadores, batedeiras industriais, utensílios, mobiliário, purificadores de água e demais itens necessários para garantir a operacionalização desses espaços de preparo e distribuição de alimentos.


O evento reuniu ainda servidores públicos, vereadores e representantes de associações comunitárias. A presença plural reafirmou o caráter democrático e participativo da conferência.
A etapa municipal encerra um ciclo de escuta que terá continuidade em setembro, na Conferência Estadual, e em dezembro, com a etapa nacional. Enquanto isso, os novos equipamentos já começam a transformar realidades nas comunidades pradenses.


















Fonte: Principal – Jornal OSollo